Saiba como descartar corretamente óleo de cozinha usado e evitar a poluição de rios

Uma garrafa de óleo contamina milhares de litros de água. Veja pontos de coleta em São Carlos, Araraquara, Matão, Rio Claro e Araras. Veja como descartar o óleo de cozinha de forma correta
Produto obrigatório nas cozinhas brasileiras, o óleo deve ser usado com cuidado para o bem da saúde – do corpo humano e do meio ambiente. Um dos maiores problemas que ele causa é a poluição e contaminação da natureza, sobretudo dos rios e cursos d’água.
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
É preciso ter responsabilidade com o descarte desse produto. A reportagem da EPTV, afiliada da TV Globo, conversou com especialistas e separou algumas dicas de como fazer para jogar os restos de óleo de cozinha de forma correta (veja abaixo).
Por que não se deve jogar o óleo em qualquer lugar?
Recolhimento correto de óleo de cozinha ajuda o meio ambiente
Divulgação/Prefeitura de Praia Grande
O óleo é um produto altamente contaminante. Se descartado na pia, causa entupimento da rede de água e poluição dos rios.
O Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) apresenta uma resolução que estabelece limites para lançamento de óleos vegetais e gorduras animais em corpos hídricos receptores de esgoto (efluente) de até 50 miligramas por litro (mg/L).
A partir desse valor, o óleo de fritura polui mais 25 mil litros de água. No fim das contas, um litro de óleo descartado no ralo da pia pode poluir um milhão de litros de água potável.
Se jogado em um terreno, pode causar impermeabilização, dificultando a absorção de água, matando os nutrientes da terra e contribuindo para alagamentos.
Há ainda a liberação de gases tóxicos durante a sua composição, como o gás metano, que está relacionado ao aquecimento global.
Como descartar corretamente o óleo de cozinha?
Óleo de cozinha usado deve ser descartado corretamente
Google.
O óleo de cozinha deve ser usando, no máximo, três vezes, mas caso haja mudança de cor ou cheiro, deve ser descartado imediatamente. A reutilização aumenta a formação de compostos que podem ser cancerígenos.
Para aumentar o tempo de utilização do óleo (dentro do limite de três vezes), é preciso tomar cuidado com a limpeza, retirando resíduos ainda durante o processo de fritura e armazenar o óleo em local sem a incidência de luz solar (veja mais no vídeo abaixo).
Veja a maneira correta e saudável de reaproveitar o óleo de cozinha
Para descartar o óleo é preciso deixar esfriar e coloca-lo em uma garrafa PET ou de vidro bem tampada e entregar para pessoas ou entidades que recolham esse tipo de material (veja abaixo alguns locais em São Carlos, Araraquara, Rio Claro, Araras e Matão).
O que acontece com o óleo usado?
Se tiver a destinação correta, o óleo usado pode virar sabão, biocombustível e tinta óleo.
Onde descartar o óleo usado?
Óleo tem que ser colocado em garrafa bem fechada antes de ser descartado.
TV TEM/Reprodução
Pessoas que passam pelas casas e recolhem – veja com o porteiro ou síndico do seu condomínio, pesquise em grupos de redes sociais para conseguir uma indicação
Supermercados – várias redes têm ponto de descarte de recicláveis, lâmpadas e óleo usado. Alguns trocam o óleo usado por um produto novo.
Coleta seletiva – veja se sua cidade tem coleta seletiva e se os coletores recolhem óleo e faça o descarte da forma correta para não contaminar os outros materiais
Pontos de coleta de óleo usado na região:

São Carlos
Coleta seletiva – é preciso checar se há esse serviço em seu bairro, pois não há coleta seletiva na cidade toda.
UFSCar – as garrafas podem ser entregues no Departamento de Gestão De Resíduos E Moradia Estudantil

Araraquara
Coleta seletiva

Rio Claro
Ecopontos – clique aqui para ver os locais

Araras
Departamento de Meio Ambiente – R. Marechal Deodoro, 910 – de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. É ponto de coleta de pequenas quantidades de óleo, pilhas, lâmpadas, monitores, mouses, teclados, televisões, aparelhos de vídeo, videogames, computadores, entre outros;
Cooperativa Araras Limpa – ao lado do Canil Municipal – recebe grandes quantidades.

Matão
Nas seis unidades do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS)
EM Adelino Bordignon
EMEF Antonio Carlos Manzini;
EMEF Prefeito Celso de Barros Perche
EMEF Benta Maria Ragassi Scutti (CAIC)
EMEF Professora Helena Borsetti (Distrito de São Lourenço do Turvo)
Veja mais notícias da região no g1 São Carlos e Araraquara

30/03/2023 19:02

Nenhuma visita