Desenvolvendo talentos e promovendo igualdade: o impacto positivo do Qualifica Primavera na comunidade de Primavera do Leste A criação de vagas de emprego é uma das principais preocupações dos gestores públicos em todo o país. No entanto, para que um município cresça de forma sustentável, é preciso ir além e pensar em fatores como a inclusão social e a diminuição da desigualdade. E é exatamente isso que a Prefeitura de Primavera do Leste vem fazendo com o Programa Qualifica Primavera.
O Programa Qualifica Primavera surgiu da necessidade de qualificar a mão de obra do município.
Reprodução
Lançado em 2018, o projeto surgiu da necessidade de qualificar a mão de obra do município para atender às demandas das empresas locais. Para isso, o prefeito Léo Bortolin conversou com a comunidade e empresários para identificar os principais gargalos em relação à qualificação profissional.
Desde então, o Qualifica Primavera vem oferecendo cursos gratuitos em diversas áreas, como administração, agronegócio, gastronomia, construção civil e tecnologia. Além disso, o projeto também tem como objetivo promover a inclusão social, em especial das mulheres, que estão conquistando cada vez mais espaço no mercado de trabalho.
“Desde então já formamos mais de 2 mil pessoas com 45 cursos diferentes, como hotelaria, alimentação, agroindustrial, biodiesel e com grande participação feminina, algo que nos enche de orgulho”, pontua o prefeito.
Naturalmente, alguns desses cursos tem maior participação de mulheres, como arrumadeira, panificação, chegando até 80% de participantes. Mas em busca do seu lugar ao sol, muitas mulheres estão se aventurando em cursos com prevalência, masculina, como é o caso do Curso de empilhadeira, hoje elas já são 20%.
O projeto também tem como objetivo promover a inclusão social, em especial das mulheres.
Reprodução
Superação de trauma
Deusalene Ferreira da Costa Oliveira, 46, sofreu um acidente automobilístico em 2015 e por anos não conseguia nem entrar em um carro. No ano passado, foi uma das quatro mulheres que participaram do curso de empilhadeira do Qualifica Primavera e superou o trauma: “você não imagina o quanto que eu tremia, mas o professor Roni usou tantas técnicas e com tanto carinho que consegui finalmente pilotar a máquina”. Atualmente trabalha como frentista de posto e afirma que “Nós mulheres estamos sendo bem aceitas. Antigamente tinha mais preconceito, hoje temos muitas oportunidades”.
Poder transformador da educação
O curso de Assistente de Recursos Humanos do Qualifica Primavera foi uma grande oportunidade de ressocialização para Graciela Ghizzi, 35, que foi reeducanda do 2ª Chance. Ela acredita no poder transformador do conhecimento e afirma: “O curso me ajudou a raciocinar e adquirir novas habilidades, pretendo até fazer uma faculdade no ramo para continuar aprendendo”. Após os estudos, já conseguiu um novo emprego e como mulher, se sente muito privilegiada por essa oportunidade: “Mulher é guerreira e seu lugar é onde quiser”. Ela acredita que os cursos geram aprendizado para jovens e mulheres que lutam para ter sua carreira profissional de destaque.
Para mais informações, acesse:
• Site: https://primaveradoleste.mt.gov.br/
• Facebook: https://www.facebook.com/PrefeituraPVA/
• Instagram: https://www.instagram.com/prefpva/
Atendimento à imprensa: Hernandes Cruz – Jornalista (MTB nº 2451/MT) e Relações Públicas (Conrerp 1782/6ª região) – Coordenador de Comunicação (65) 99239-1430