Agentes da CPTM começam a usar câmeras acopladas ao uniforme; decisão sobre gravação cabe ao segurança

As 160 câmeras adquiridas em 2022 serão usadas por seguranças nas cinco linhas de trem da companhia e custaram cerca de R$ 420 mil. Por enquanto, só os funcionários concursados vão usar o equipamento. Seguranças da CPTM tiram agridem homem de muletas em estação da Linha 9-Esmeralda em 2021
Reprodução/Redes sociais
Os agentes da CPTM começaram a utilizar câmeras acopladas ao uniforme, num sistema similar ao que a Polícia Militar já utiliza há alguns anos. A ideia é oferecer mais segurança para os funcionários e para os passageiros.
A compra dos equipamentos foi feita em julho do ano passado. Foram adquiridas 160 câmeras e 12 estações, onde será feito o download das imagens captadas. Os seguranças vão circular com as câmeras pelas cinco linhas de trem da companhia.
Na estação Tamanduateí, da Linha 10-Turquesa, as novas câmeras começaram a ser utilizadas na sexta-feira (31). Por enquanto, só os funcionários concursados, que usam uniforme marrom e podem andar armados, vão usar o equipamento.
Os terceirizados, que são maioria e usam o uniforme preto, por enquanto não vão trabalhar com o novo recurso.
A decisão do momento em que a gravação deve ser iniciada será do agente. As câmeras ficaram ligadas durante todo o período, porém, a gravação só é acionada quando o agente perceber que está diante de uma situação que pode sair do controle.
Segundo a CPTM, todos os agentes foram treinados para saber como usar bem o equipamento.
Com o uso do novo equipamento, a intenção da CPTM é dar mais segurança para o passageiro e para quem trabalha nas estações. As câmeras serão usadas para ajudar a coibir o comércio ambulante, que é proibido nos trens e nas plataformas, em casos de desacato e também em delitos mais graves, como roubos e furtos.
As 160 câmeras foram compradas no ano passado e custaram cerca de R$ 420 mil.
Câmeras como as dos agentes da CPTM já são usadas por policiais militares desde 2020. Elas ajudaram a reduzir as mortes causadas por policiais e resultaram em um aumento de denúncias sobre violência doméstica, segundo estudo da Fundação Getúlio Vargas.
O governo estadual estuda a ampliação no número de câmeras utilizadas por policiais.
Para quem usa os trens, a novidade é bem-vinda, desde que seja utilizada com cuidado, sempre em benefício ao passageiro. Se algum passageiro quiser fazer algum tipo de reclamação sobre a conduta de um segurança à CPTM, pode ligar para o telefone de reclamações e dúvidas: 0800-055 0121.

01/04/2023 22:24

Nenhuma visita