Neste sábado (1º), a UPA de Lavras estava cheia de pessoas com sintomas de dengue procurando atendimento médico. Duas mortes já foram registradas na cidade. Número de casos de dengue aumenta atendimentos na UPA de Lavras
A Prefeitura de Lavras decretou situação de emergência em saúde pública devido à infestação de dengue no município. A medida foi publicada nesta sexta-feira (31).
Neste sábado (1º), a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) estava cheia de pessoas em busca de atendimento. A cidade registra 1.155 casos prováveis da doença, sendo 820 já foram confirmados. Duas pessoas morreram por causa das complicações da dengue.
“Ele vem para poder punir quem está em desacordo com quem preconiza as normas de promoção e prevenção à saúde. E vem também para facilitar se a gente tiver alguma emergência com relação à inseticida, algum insumo que a gente necessite comprar, ele vem para subsidiar essa compra”, explicou o agente de endemias, Tadeu Alexandre Pereira e Costa.
Alta de casos de dengue faz prefeitura declarar situação de emergência em Lavras, MG
Freepik
Com a declaração da situação de emergência, os agentes podem, em pontos específicos, entrar em locais particulares mesmo diante da negativa ou ausência do morador. Em caso de recusa, forças de segurança podem ser acionadas para escoltar a equipe de saúde durante a fiscalização.
O João Paulo teve dengue há 10 dias. Em casa, ele adota os cuidados necessários e espera que os vizinhos façam o mesmo que ele.
“Às vezes a gente acha que na nossa casa não tem. Um pequeno vaso de flor, ou uma água que fica atrás da geladeira, ou a tampa da caixa d’água, que muitas vezes as pessoas não sobem em cima da casa para ver e está aberta, é o criadouro”, afirmou João Paulo Felizardo, agente de viagem e vereador (PTB).
Dengue no Sul de Minas
Três mortes já foram confirmadas na região pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG): uma em São Sebastião do Paraíso e duas em Passos. Em São Sebastião do Paraíso o óbito foi de um bebê de apenas seis meses.
Outras duas mortes em decorrência da dengue já foram confirmadas pela prefeitura de Passos. As confirmações ainda não apareceram no balanço da SES-MG, assim como as duas de Lavas confirmadas pela administração municipal esta semana.
Veja mais notícias da região no g1 Sul de Minas