Local estava interditado desde rompimento de parte da ponte em dezembro de 2021. Atracadouro de São Tomé de Paripe é entregue após passar por reestruturação
Feijão Almeida/ GOV BA
O Atracadouro de São Tomé de Paripe, localizado no subúrbio de Salvador, recebeu uma recuperação estrutural e foi entregue neste sábado (1°), pelo governador em exercício Geraldo Júnior. O terminal marítimo desabou em 2021, e desde então estava interditado.
O novo atracadouro possui um píer fixo com 154 metros de comprimento e vai beneficiar cerca de 2 milhões de moradores do subúrbio de Salvador, que utilizam as embarcações que fazem a travessia entre São Tomé de Paripe, Ilha de Maré e outros destinos da Baía de Todos-os-Santos. O local ainda conta com receptivo, com sanitários e depósito.
Acidente
Os moradores ficaram sem poder utilizar o terminal após rompimento de parte da ponte, em dezembro de 2021, que resultou na queda de três pessoas na água. No momento, as pessoas estavam se deslocando para Ilha de Maré. Elas transportavam frutas, bebidas e outros itens. Ninguém se feriu com gravidade.
A Defesa Civil de Salvador interditou o local, porém, mesmo com a desativação, os moradores passaram a usar canoas para realizar embarque e desembarque. Elas precisavam caminhar pela areia e passar pela água para chegar nas embarcações. Na época do acidente, o píer já estava interditado, mas continuava sendo usado por ser o único meio de acesso de embarcações que fazem a travessia entre São Tomé de Paripe e a Ilha de Maré.
Estrututura
Desde 2017, os moradores da região já relatavam problemas na estrutura do atracadouro, se arriscavam e precisavam entrar no mar para realizar o embarque e desembarque. Quem optava pela travessia em barcos maiores precisava usar a ponte, que estava com parte do corrimão quebrado e com telas de proteção e toldo rasgados. Os guichês para compra e venda de passagens também ficaram desativados.
Em fevereiro de 2022, moradores relataram que um pequeno reparo havia sido feito, mas que a estrutura da ponte estava comprometida. Eles disseram que a ferragem estava corroída e os moradores estavam utilizando canoas para a travessia.
Moradores do subúrbio realizam travessia entre São Tomé de Paripe e Ilha de Maré
Feijão Almeida/ GOV BA
Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.
Assista aos vídeos do g1 e TV Bahia 💻
![](https://classigrandelago.com.br/wp-content/uploads/2022/02/cropped-classipress-featured-image.jpg)