Bolo de fubá com massa cozida e erva-doce: aprenda a preparar receita

Professora aposentada Lúcia Carvalhaes ensina preparo no quadro ‘Receitas de Vó’. A vovó de quatro netos conta que essa é uma quitanda que não pode faltar na hora do lanche na casa dela. Bolo de fubá com massa cozida e erva-doce: aprenda a preparar receita
Reprodução/TV Anhanguera
A professora aposentada Lúcia Carvalhaes ensina a preparar um bolo de fubá com massa cozida e erva-doce no quadro “Receitas de Vó”, no Jornal do Campo deste domingo (2). Ela, que é vovó de quatro netos, fala que essa é uma quitanda tradicional, que não pode faltar na hora do lanche na casa dela.
Dona Lúcia é casada há 46 anos. Na casa dela e do marido, em Itauçu, na região central de Goiás, tem um quintal florido e até uma casa na árvore para os netos brincarem.
”Quando eles [os netos] chegam, eles falam ‘vamos brincar na casa da árvore’, então, é muito bom”, disse.
LEIA TAMBÉM:
Broa de fubá pau a pique : doceira ensina como fazer a receita
Figo cristalizado recheado com doce de leite: doceira ensina como fazer receita
Mané pelado: Cozinheira ensina como fazer bolo de mandioca ralada
Aprenda a preparar a receita de bolo de fubá com massa cozida e erva-doce
Ingredientes
2 xícaras de açúcar
2 xícaras de leite
2 xícaras de fubá
2 colheres de erva-doce
1 pitada de sal
4 ovos
1 colher de chá de fermento em pó
1 xícara de queijo ralado
Modo de preparo
Para preparar o bolo, a vó Lúcia começa coloca na panela os ingredientes que vai cozinhar: o açúcar, o fubá, o leite, o óleo e a erva-doce.
“Erva-doce é um sabor que vai agregar na receita, é um diferencial, então, se a pessoa não gosta, tira, não coloca”, disse.
Depois, ela leva a mistura ao fogo e mexe bem. A vó contou que, depois de alguns minutos no forno, a massa fica pronta. O ponto certo é quando ela está despregando da panela.
“Nós vamos demorar um tempinho aqui cozinhando, até ele dar o ponto. Eu estou vendo o fundo e a massa não fica tão dura, não fica aquele angu duro, está macio. Vou desligar o fogo já”, contou.
Enquanto a massa esfria, a vó Lúcia prepara claras em neve, que ela diz que é um segredinho para o bolo ficar bem macio. Para isso, ela separa as gemas das claras e coloca só as claras na batedeira. Depois de bater, ela adiciona as gemas e bate também.
Quando a mistura estiver uniforme, adicione a clara em neve na massa cozida, que já esfriou, e misture. Para finalizar, adicione o queijo ralado e, por último, o fermento em pó.
“Detalhe: eu preciso colocar uma pitada de sal na massa, mas como o queijo já está salgado, então, não há necessidade de eu colocar sal nessa massa”, contou.
O último passo da receita é colocar a massa em uma forma e depois leva-la ao forno pré-aquecido a 180 graus. O bolo vai assar por cerca de 20 minutinhos e, depois, é só servir.
“É um privilegio passar para a frente a receita que a gente conhece. Fico muito feliz”, disse a avó.
Veja outras notícias da região no g1 Goiás.
VÍDEOS: últimas notícias de Goiás

02/04/2023 10:30

Nenhuma visita