Mulher de 32 anos passou no concurso para a função em Praia Grande, no litoral de São Paulo, em Maio de 2022, quando pesava 120kg. Ela sofreu preconceito, mas diz não ter se abalado e conquistou o respeito dos colegas. Coveira que era alvo de piada por peso, muda a alimentação e perde 40 kg no exercício do trabalho
Arquivo Pessoal
Uma mulher de 32 anos enfrentou o preconceito de colegas de trabalho pelo peso. Ela estava com 120 quilos quando foi aprovada em concurso público e começou a desempenhar a função de coveira no cemitério de Praia Grande, no litoral de São Paulo. Ao g1, Janaína Femenias Alberto contou ter cessado as piadas dos companheiros com muito esforço. Como a profissão exige muito do corpo, ela disse ter perdido 40 quilos em menos de um ano. “Foi difícil, eu sentia dores, mas eu não desisti”.
A servidora pública disse ter começado a atuar como coveira em maio de 2022. Segundo ela, na época foi recebida com olhar de desconfiança e era alvo de piadas. “Sou a única mulher entre os oito colegas que atuam aqui no cemitério. No começo, eu estava bem gordinha e tive dificuldades. Os homens tinham conversas paralelas e faziam piadas de mim”.
Janaina afirmou ter usado todos os comentário negativos como combustível para mudar. “Eu não me abalei com nada. Como nunca tinha trabalhado registrada, aproveitei essa ‘guinada’ profissional para mudar minha vida. As atividades eram pesadas e eu fazia com tanta vontade que fui perdendo peso”.
A mulher contou que na rotina como coveira precisa conduzir o carro que transporta o corpo, abrir e fechar sepulturas e realizar a exumação de ossuário [retirar os ossos da sepultura].
Mudança de vida
Coveira perde 40 quilos após começar a exercer a função de coveira em Praia Grande
Arquivo Pessoal
Prestes a completar um ano no cargo, a servidora contou que ao perceber o preconceito decidiu mudar os hábitos alimentares. “Eu fui comendo menos e me policiando. A cada semana perdia mais peso. Esse trabalho marcou um momento de transformação.
Ela diz ter notado que o ritmo duro de trabalho a fazia queimar calorias, e lá se foram 40 quilos. “Aceitei o desafio de fazer algo totalmente novo, aproveitei o embalo e comecei a cuidar do meu corpo. [O emprego] mudou minha autoestima”.
“Com os desafios da profissão, eu fui pegando gosto pela perda de peso. Fui me sentindo mais bonita e mais mulher. Consegui perder bastante peso”, contou.
Reconhecida
Janaina contou que os colegas de trabalho passaram a enxergá-la com outros olhos diante do esforço demonstrado. “Primeiro um deles me ajudou e me ensinou um serviço que eu tinha que fazer. Depois, os outros foram cedendo aos poucos”.
Com o tempo, segundo ela, tudo foi ficando mais fácil, e ela passou a se sentir parte da equipe. “Eles me incluíram […]. Hoje, todos me respeitam”.
A coveira disse inclusive ter voltado a sonhar. “Voltei a estudar e pretendo fazer uma faculdade. Estou cheia de sonhos e objetivos. Eu encontrei aqui no cemitério uma família que me abraçou. Por mais que no começo eles tenham tido preconceito, por eu ser mulher e com o peso, hoje o sentimento virou carinho”.
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos