Galípolo: tarifas dos EUA podem ser menos prejudiciais para o Brasil do que para outros países, mas incerteza ainda é alta

Presidente do Banco Central participou de evento na Federação das Indústria do Estado de São Paulo nesta sexta-feira (14). O presidente do Banco Central do Brasil (BC), Gabriel Galípolo, afirmou nesta sexta-feira (14) que as recentes ameaças tarifárias do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, podem ser menos prejudiciais ao Brasil do que para outros países da América Latina.
A percepção, segundo o banqueiro central, se dá pela menor relação comercial que o Brasil tem com os EUA em comparação a outros países, como é o caso do México, do Canadá e outros países do sudeste asiático.
“Não estou dizendo que as tarifas serão melhores para o Brasil […], mas que, comparativamente, talvez [as tarifas] sejam menos prejudiciais para o Brasil do que para o México, por exemplo”, afirmou o presidente do BC. As falas foram feitas durante um evento promovido pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), nesta sexta-feira (14).
Galípolo explicou que os impactos da pandemia de Covid-19 no mundo e das tensões geopolíticas dos últimos anos — como a guerra na Ucrânia, por exemplo —, trouxeram um “redesenho das cadeias globais de valor”, de maneira que os países que tinham uma economia mais correlacionada aos EUA tinham uma visão mais positiva por parte do mercado.
“A partir da vitória de Trump […], pode haver uma inversão. Ou seja, essa menor relação comercial do Brasil com os EUA, comparativamente ao México, induziu agora uma sensação por parte dos agentes de mercado que uma tarifa mais pesada pode prejudicar mais o México do que o Brasil”, afirmou.
Galípolo destacou, no entanto, que ainda há muita incerteza sobre quais os impactos que o “tarifaço” de Trump podem ter na economia.
“Esse é um cenário de mudança e complexidade global, onde ainda estamos tentando entender quais serão as medidas efetivas que serão feitas e quais serão as repercussões dessas medidas”, completou.
Esta reportagem está em atualização

14/02/2025 11:29

21 visualizações, 0 hoje