O resultado se deve à iniciativa da Prefeitura, que reconheceu a causa animal como uma das prioridades
Divulgação: Prefeitura de Jaguariúna
Por duas vezes consecutivas Jaguariúna conquistou o Prêmio Cidade Amiga dos Animais, realizado pela World Animal Protection – Proteção Animal Mundial (WAP), com parceria da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) e Organização Pan-americana de Saúde (OPAS).
O resultado se deve à iniciativa da Prefeitura de Jaguariúna, que reconheceu a causa animal como uma das prioridades, implantando na lei orçamentária da cidade recursos para desenvolver a política municipal de saúde animal, que agora é referência na América Latina.
A cidade foi uma das primeiras do Estado a inaugurar um Posto de Atendimento Médico Veterinário municipal, com atendimento totalmente gratuito.
O município também foi um dos primeiros a contar com o Castramóvel, uma unidade volante de atendimento a cães e gatos nos bairros.
Com tudo isso, a Prefeitura zerou a fila de espera por castrações de animais no município. A marca foi alcançada neste mês de abril, com a ampliação dos procedimentos tanto no Castramóvel quanto no Posto de Atendimento Médico Veterinário, ambos serviços do Município, com atendimento gratuito à população. Além de zerar a demanda, a Prefeitura abriu mais 150 vagas para castrações.
Divulgação: Prefeitura de Jaguariúna
A Saúde de Jaguariúna possui uma rede de saúde e bem-estar animal, composta pelo Posto de Atendimento Médico Veterinário, o Castramóvel, o Centro de Especialidade Animal – para fisioterapia e imagens de ultrassom -, centro cirúrgico no Castramóvel e unidade de Vigilância em Zoonoses.
O Município também mantém parcerias com clínicas veterinárias particulares credenciadas para atendimento e castrações.
A Prefeitura também iniciou neste ano a realização de cirurgias eletivas (agendadas), como retirada de tumores de mama, enucleações (retirada de olhos), retirada de corpos estranhos no estômago, cirurgia de parto, entre outros. Esses procedimentos são feitos no Castramóvel.
O êxito de conseguir zerar a fila de castração está na forma de gestão que Jaguariúna vem adotando, com planejamento e melhores ferramentas administrativas.