‘Para mim, é um recomeço’, diz mulher vítima de violência doméstica que fez cirurgia reparadora pelo SUS em Goiânia

Batizado como ‘Recomeçar’, o projeto em breve vai estar também em outros estados, para transformar a vida de milhares de mulheres brasileiras. Projeto quer recuperar dignidade de vítimas da violência doméstica com cirurgias plásticas
A cada minuto, 35 mulheres foram agredidas no ano passado, no Brasil. Uma violência física, verbal e emocional que deixa marcas. Como apagar a história que existe por trás de uma cicatriz no rosto ou no corpo de uma mulher vítima de violência?
O Fantástico acompanha desde outubro de 2022 as histórias de 20 mulheres que fazem parte de um projeto inédito no judiciário brasileiro. Em cirurgias custeadas pelo SUS, médicos tentam diminuir as cicatrizes provocadas pelos ex-companheiros delas.
A Priscila, por exemplo, viajou de Planaltina de Goiás, onde mora, para Goiânia, para passar pelo primeiro procedimento.
Juízes das varas de violência doméstica em Goiás, fizeram um pente fino nos processos e encontraram os casos mais graves. As mulheres foram encaminhadas para uma avaliação com cirurgiões plásticos. Todos os atendimentos são de graça. Algumas chegaram a passar sete horas na sala de cirurgia.
Foram reconstruções de nariz, boca e retirada de marcas… Muitas provocadas por facas e queimaduras. Feitas por quem deveria amar e respeitar.
Nossa equipe também acompanhou uma sessão de fotos muito especial. Para todas as mulheres mostradas na reportagem, o ensaio fotográfico que eles participaram têm um significado imenso, e é um resgate da autoestima depois de tudo que elas já sofreram.
“Minha autoestima está lá em cima. Tive um dia de modelo né? Eu acho que todas as mulheres devem passar por um dia disso, de beleza, de conhecimento, de autoconhecimento e se valorizar e se amar, do jeito que você quiser ser”, diz uma das mulheres.
“Pra mim, é um recomeço e é muito importante pra mim”, diz Priscila.
Batizado exatamente com esse nome – “Recomeçar” – o projeto em breve vai estar também em outros estados, para transformar a vida de milhares de mulheres brasileiras. Saiba mais vendo a reportagem na íntegra, no vídeo acima.
Ouça os podcasts do Fantástico:
ISSO É FANTÁSTICO
O podcast Isso É Fantástico está disponível no g1, Globoplay, Deezer, Spotify, Google Podcasts, Apple Podcasts e Amazon Music trazendo grandes reportagens, investigações e histórias fascinantes em podcast com o selo de jornalismo do Fantástico: profundidade, contexto e informação. Siga, curta ou assine o Isso É Fantástico no seu tocador de podcasts favorito. Todo domingo tem um episódio novo.
PRAZER, RENATA
O podcast ‘Prazer, Renata’ está disponível no g1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito. Siga, assine e curta o ‘Prazer, Renata’ na sua plataforma preferida. Toda segunda-feira tem episódio novo.
BICHOS NA ESCUTA
O podcast ‘Bichos Na Escuta’ está disponível no g1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito. Siga, assine e curta o ‘Bichos na Escuta’ na sua plataforma preferida. Toda quinta-feira tem episódio novo.

03/04/2023 01:41

Nenhuma visita