Oportunidade é voltada a estudantes e profissionais de várias áreas que participarão de atividades remotas e presenciais em julho Programa de intercâmbio no Marajó recebe inscrições.
Divulgação
Estão abertas as inscrições para a 3ª edição do “Intercâmbio Mondó”, programa de voluntariado focado na transformação social das comunidades amazônicas, especialmente em Breves, no arquipélago do Marajó. O prazo para se candidatar vai até o dia 11 de abril.
São cinco dias de imersão, entre os dias 20 a 24 de julho. Serão atividades nas regiões rural/ribeirinha e urbana do município. A iniciativa busca promover o intercâmbio de conhecimentos entre voluntários e comunidades, fortalecendo laços comunitários e incentivando o desenvolvimento sustentável.
São três modalidades de participação, com 25 vagas disponíveis da seguinte forma:
15 vagas presenciais para voluntários de qualquer lugar do Brasil;
5 vagas presenciais exclusivas para moradores de Breves (PA);
5 vagas para atividades remotas, acessíveis de qualquer parte do país.
Podem participar estudantes e profissionais das áreas de educação, saúde, economia, administração de empresas, comunicação, artesãos, entre outras. Profissionais de áreas transversais também estão aptos.
Durante o intercâmbio, os voluntários desenvolvem oficinas educativas, atividades de saúde preventiva, ações de economia sustentável, projetos comunitários e práticas culturais.
Todas as ações envolveram a comunidade, sobretudo aquelas que já são beneficiadas por outros projetos desenvolvidos pela organização.
O Intercâmbio Mondó é uma das frentes do “Afluir”, programa de voluntariado que, além da imersão no território para estudantes e profissionais, está em processo de criação de modalidade para empresas e organizações.
Experiência do Marajó
Realizado em Breves, um dos principais centros urbanos da ilha do Marajó, o Intercâmbio Mondó proporciona o contato com a biodiversidade, os costumes locais e os desafios sociais da região.
A interação com as comunidades ribeirinhas e urbanas enriquece a vivência, permitindo que os voluntários se tornem agentes de mudança social.
As inscrições são no site da Rede Mondó – (https://redemondo.transforme.tech/captura/voluntario/afluir).
VÍDEOS: veja todas as notícias do Pará
Leia as últimas notícias do estado no g1 Pará
