Emergências também estão lotadas em várias regiões do Distrito Federal. Governador Ibaneis Rocha avalia quadro como “muito grave” e fala em ampliar número de leitos. Leito de UTI pediátrica, em imagem de arquivo
Renato Araújo/Agência Brasília
A taxa de ocupação dos leitos pediátricos de unidade de terapia intensiva (UTI) chegou a 100% no Distrito Federal. Por causa do surto de gripe na capital, emergências também estão lotadas em várias regiões do DF.
Na tarde deste sábado (1), durante uma agenda em Ceilândia, o governador Ibaneis Rocha (MDB) avaliou o quadro como “muito grave” e falou em ampliar o número de leitos.
“Estamos vivendo um período muito grave na saúde do Distrito Federal por conta desse surto de gripe. A gente já fez, via Secretaria de Saúde, contratação de várias unidades de atendimento intensivo para esse grupo das crianças que está sendo mais acometido por essa doença”, afirmou.
LEIA TAMBÉM:
TAGUATINGA: Sete crianças são internadas e um bebê morre por causa de doença respiratória em abrigo
DENÚNCIA: Bebê nasce morta em hospital do Paranoá, no DF; família acusa negligência médica
Aumento de casos graves
A Secretaria de Saúde do Distrito Federal informou que, neste ano, houve um aumento de 62% dos casos graves de síndromes gripais em crianças com menos de dois anos.
A pasta explicou que esse é um período de sazonalidade da doença, que começou em março e vai até junho. “Portanto, é uma situação prevista para todos os anos”, diz a pasta.
Com o quadro, a campanha de vacinação contra gripe foi antecipada para crianças de 6 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias em Brasília.
Leia mais notícias sobre a região no g1 DF.