A encenação reúne uma multidão pelas ruas da cidade, na Sexta-feira Santa, quando a Igreja Católica celebra a Paixão de Cristo. Intérprete de Jesus Cristo carrega cruz durante a realização da via sacra
Divulgação.
A Via Sacra de Oriximiná, localizada no Oeste do Pará, é um dos maiores eventos religiosos da região reunindo cerca de 10 mil durante a Sexta-Feira Santa. O evento é realizado pela Pastoral da Juventude de Oriximiná em parceria com a companhia de Teatro Lo’s Fulanos.
A Via Sacra é uma manifestação de religiosidade popular e de Fé, que faz parte do calendário cultural do município desde o ano 1978. O principal objetivo é contar a trajetória de vida e morte de Jesus Cristo, mostrando esse momento através de encenações teatrais ao ar livre pelas ruas da cidade.
O evento realizado anualmente no período da semana santa conta com a participação de aproximadamente 200 pessoas, entre crianças, adolescentes, adultos e idosos. Entre as atividades desenvolvidas está a produção textual, confecção de figurinos, construção do cenário e organização administrativa do espetáculo.
Voluntários participam de ensaio para o espetáculo da via sacra
Patrício Coimbra.
“Esse evento envolve a participação de crianças, adolescentes, jovens, adultos e até mesmo idosos diretamente ligados ao projeto. E organizado desde a produção textual, passando por oficinas e laboratórios de capacitação para os atores e atrizes, até mesmo a capacitação para a equipe técnica que trabalha durante todo o evento de forma voluntária. Cerca de 150 a 200 pessoas estão ligadas diretamente ao evento desde a quinta-feira Santa até o domingo de Páscoa onde é executado a ressurreição de nosso Senhor Jesus Cristo”, conta Felipe Martins, Coordenador da Pastoral da Juventude de Oriximiná.
Pessoas acompanham a apresentação da via sacra pelas ruas de Oriximiná
Divulgação.
“A via sacra tem grande relevância para o nosso município, não só por ser um patrimônio do Estado, mas também por conta da sua grande contribuição ao longo desses 45 anos de atuação. São novos artistas, novos atores que são descobertos a cada ano e sem falar na atuação da Fé que traz para nossa população e para todos aqueles que acompanham. É um ato de fé que contribui cada vez mais com a religião da nossa população e assim todos só tem a ganhar com o fortalecimento e o incentivo para a continuidade desse evento por vários anos”, enfatiza Wellington Pessoa, Secretário de Cultura e Turismo de Oriximiná.
Ator caracterizado como Jesus Cristo
Divulgação.
O evento é um dos mais esperados pela população e também pelos atores que participam da encenação teatral. O ator Patrício Coimbra interpreta o papel de Jesus Cristo há 7 anos. Ele conta como é a sensação de fazer parte do espetáculo.
“É uma sensação indescritível, incomensurável que as vezes fica até difícil da gente descrever. Somente vivendo a experiência da doação da entrega por completo é algo que fica perfeito. É um sonho de criança que é realizado todos os anos que eu participo. Eu cresci vendo a via sacra e eu disse que um dia eu ia tá participando e tudo isso se cumpriu”, conta o ator.
Reconhecido por lei
O evento é considerado o maior espetáculo teatral a céu aberto do oeste do Pará. A Via Sacra foi declarada em 2020, como patrimônio histórico, cultural e artístico do Estado do Pará, por meio da lei N° 9.116/2020, sancionada pelo Governador do Estado, Helder Barbalho (MDB).
![](https://classigrandelago.com.br/wp-content/uploads/2022/02/cropped-classipress-featured-image.jpg)