Ele ficou mais conhecido como um ativista dos direitos à terra, que esteve envolvido no reconhecimento de documentos tradicionais de propriedade pela primeira vez pelo parlamento da Austrália. Yunupingu, líder indígena australiano, ao lado do primeiro-ministro australiano Anthony Albanese em 29 de julho de 2022 na Austrália.
Melanie Faith Dove/Yothu Yindi Foundation/Handout via Reuters
Yunupingu, um dos líderes indígenas mais influentes da Austrália, morreu aos 74 anos, disse sua família na segunda-feira (3), meses antes de um referendo sobre o reconhecimento da comunidade pela primeira vez na constituição do país. As informações são da agência de notícias Reuters.
Yunupingu era mais conhecido como um ativista dos direitos à terra, que esteve envolvido no reconhecimento de documentos tradicionais de propriedade pela primeira vez pelo parlamento da Austrália.
O primeiro-ministro Anthony Albanese chamou Yunupingu de “tesouro nacional” que trabalhou para unir os líderes da Austrália com sua comunidade indígena.
“Yunupingu andou em dois mundos com autoridade, poder e graça, e trabalhou para torná-los inteiros – juntos”, disse ele em um comunicado.
Yunupingu em 2019, na Austrália
Peter Eve/Yothu Yindi Foundation/Handout via Reuters
“O que ele pôde ver não foi a reinvenção da Austrália, mas a realização de uma ainda maior.”
A comunidade indígena da Austrália, conhecida como povos aborígines e ilhéus de Torres Straight, habita o continente há dezenas de milhares de anos, mas enfrenta perseguição e discriminação desde a colonização pelos britânicos em 1788.
Nascido em 1948 nos remotos Territórios do Norte da Austrália, Yunupingu também trabalhou com sucessivos primeiros-ministros para redigir leis sobre direitos indígenas.
“Nosso pai foi impulsionado por uma visão para o futuro desta nação, o lugar de seu povo na nação e o lugar de direito para os aborígines em todos os lugares”, disse sua filha, Binmila Yunupingu, em um comunicado.
Na semana passada, o governo australiano deu o primeiro passo formal para realizar um referendo para reconhecer os povos indígenas na constituição e criar uma “Voz ao Parlamento” indígena para aconselhar os legisladores sobre questões que afetam suas vidas.
Albanese apostou sua reputação em um referendo sobre o assunto a ser realizado entre outubro e dezembro, com a expectativa de que a votação seja disputada de perto.
O líder da oposição, Peter Dutton, cujo partido Liberal ainda não esclareceu sua posição sobre o referendo, chamou Yunupingu de “um de nossos maiores australianos”.
![](https://classigrandelago.com.br/wp-content/uploads/2022/02/cropped-classipress-featured-image.jpg)